Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Será esta a "herança cultural nacional"? Os portugueses não sabem escrever?

O retrato das famílias portuguesas?

por José Pereira (zedebaiao.com), em 12.12.19
Conheça aqui o mote ou a "magia" do anúncio redigido pelo avô português ("MacDonaldes"), que foi gravado na aldeia pitoresca do Talasnal, integrada na rede das Aldeias de Xisto de Portugal. 
Image
 
 
A multinacional McDonald's referiu que lançou esta campanha com o objetivo de retratar a realidade das famílias portuguesas que, nesta época festiva, se deslocam para as aldeias do país, a fim de passarem o Natal em família.
 
No entanto, para além de estar a generalizar-se a ideia de analfabetismo dos portugueses, a poderosa multinacional esqueceu-se que, para a generalidade dos portugueses, não há nada melhor que as batatas com a penca e o bacalhau dos  nossos avós ou mesmo o cabrito, o anho ou o peru acompanhado com um delicioso arroz do forno a lenha,  esses sim, verdadeiros sentimentos, cheiros e sabores do desta quadra, natalícia ou festiva, de que todos nos recordamos na casa dos avós e na aldeias portuguesas.
 
A aldeia pitoresca do Talasnal, integrada na rede das Aldeias de Xisto, é considerada uma das mais históricas e emblemáticas e foi o local escolhido para as filmagens da primeira campanha de Natal da McDonald’s, em Portugal.
 
Que gravem a mostrar o melhor de Portugal, parece-me bem, mas não chamem a isso a "portugalidade" a  "familiaridade"  e muito menos "a herança cultural nacional".
 
Dizem que o anúncio realça a vertente da portugalidade e proximidade da marca com os consumidores portugueses, privilegiando a herança cultural nacional. 


O anúncio de televisão conta a história de um avô que, pela felicidade imensa de saber que a família vai passar o Natal em sua casa, decide surpreender o neto com um momento especial. Inspirado pelo espírito e magia do Natal, o avô decide juntar alguns vizinhos – habitantes da aldeia e figurantes no anúncio – para o ajudarem a preparar esta surpresa: simular, a partir de uma pequena casa local e rústica do Talasnal, a construção de um improvisado “MacDonaldes”, todo iluminado com luzes de Natal e um grande “M” no telhado, feito à mão, pelo avô e pelos vizinhos da aldeia.

SERÁ ISTO PORTUGAL? SERÁ ESTA A MAGIA DOS AVÓS E DO NATAL?

A comunicação da campanha de Natal marca presença em rádio (de 2 a 11 de dezembro), digital (de 30 de novembro a 14 de dezembro) e televisão – com duas versões, de 30 segundos e de 1 minuto e 20 segundos - (de 30 a 13 de dezembro), com um filme desenvolvido, integralmente, em Portugal e em exclusivo para o mercado nacional, com criatividade da TBWA\Lisboa, produção da Garage e consultoria da Pro(u)d.

 

Deixo a sugestão aos especialistas do marketing de Lisboa e da multinacional, no sentido de passarem um só Natal numa das aldeias de portuguesas e que nessa quadra façam uma só refeição com os avós de Portugal, sendo que vão certamente descobrir a "portugalidade" e "a magia" dos avós e do Natal.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens



Junte-se a nós no Facebook

Please wait..15 Seconds Cancel

Calendário

Dezembro 2019

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031