Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



PS: António Costa avança para a liderança do PS

por José Pereira (zedebaiao.com), em 27.05.14

Referem as notícias (Jornal Público) de hoje que António Costa já se pronunciou dizendo que está "disponível para assumir a responsabilidade sobre a liderança do PS. Refere António Costa que "Portugal precisa de um Governo forte, tendo o dever corresponder àquilo que sinto”.

 

antónio costa avança para a liderança do PS

As mudanças necessárias não podem voltar a ser de meras "facadas". Já bastou o que se passou com a mudança de liderança de Sócrates para Seguro!!!. Tem de se pensar em conformidade com o que sentem e querem os portugueses e não só os militantes/dirigentes. Já não funciona a estratégia de "catch all" e muito menos a de cartelização. Temos de devolver o PS aos militantes e sobretudo aos portugueses em geral. É ao encontro dos portugueses que devemos reorganizar o PS. Sob pena de poder vir a descer de divisão nas legislativas.

 

ATENDENDO A QUE QUEM FAZ CRITICA TAMBÉM DEVE APRESENTAR SUGESTÕES, CÁ VÃO:
Caros amigos camaradas (“amigos camaradas” para não separar a causa da coisa, como refere Mário Soares). 
Como sou direto/desassossegador e não sou de esperar 100 anos por um D. Sebastião, saibamos assumir a responsabilidade e o dever de cidadãos e de militantes, sendo por isso que adianto desde já uma sugestão/proposta de debate para a mudança rápida e em 3 pontos muito simples:

 

1 - DEMOCRATIZAÇÃO - Devolver o partido aos militantes e abrir-se aos cidadãos, sendo que estamos fartos de estratégias de "catch all" (caça todos) e de “cartelização”, ou controlo de estruturas político-partidárias-administrativas-associativas-,...

2 - MERITOCRACIA EM TERMOS DE LIDERANÇA E GOVERNANÇA POLÍTICO-PARTIDÁRIA E POLITICO-GOVERNATIVA/GESTIONÁRIA - Podendo seguir-se duas vias:

 

OPÇÃO A: Os militantes e cidadãos apresentam-se com ideias e projetos e o total de militantes escolhe os melhores por votação direta, competindo depois aos dirigentes a ordenação;

 

OPÇÃO B: Os dirigentes cooptam o número de individualidades necessárias, com base no mérito, em ideias e programas e a totalidade dos militantes vota para ordenar essas individualidades em candidatos para listas e cargos de Estado/confiança política.

 

3 – DEMOCRACIA DEVIDAMENTE PARTICIPADA E EXCELENTEMENTE REPRESENTADA: É muito urgente reflectir-se sobre o sistema político-administrativo e sobre a Democracia que deve ser preparada por via de programas de Educação Cívico-Política, de modo a passar de participativa e representativa para devidamente participada e excelentemente representada.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens



Junte-se a nós no Facebook

Please wait..15 Seconds Cancel

Calendário

Maio 2014

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031