Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



IKEA pede para pouparmos 25% e desperdiça 50%.

por José Pereira (zedebaiao.com), em 25.01.14

Hoje a minha mulher acordou-me cedo para irmos fazer umas compras a um shoping de Matosinhos. Como nem me deu tempo para fazer o pequeno almoço em casa,  lá conseguiu "forçar-me" a optar por aqueles pequenos-almoços matinais do IKEA ( nada a apontar contra o dito pequeno almoço). O facto é que nos d

eram um copo de 10cl para o café ou pingo, ao mesmo tempo que também nos deram umas carteiras de açúcar "Delta" a sensibilizar para o não desperdício, mensagem que li e até gostei, sendo que sempre admirei a família Nabeiro pela solidariedade e responsabilidade social empresarial. No entanto, o que não gostei mesmo de ver foi a quantidade de leite e de café que vai diariamente para o lixo, produto este que, se devidamente doseado, poderia ser oferecido a uma associação de solidariedade. Quase toda a gente retirava o copo antes da máquina desligar, indo metade do leite e do café contunuadamente para o lixo. 

ikea, responsabilidade social, desperdício

 

 

Quem tira um café pingado na máquina constata que mais de metade vai para o lixo, atendendo a que a dose da máquina não está devidamente configurada para os copos. Como estes pequenos almoços incluem um sumo, optei por experimentar tirar o mesmo café pingado no copo de 25cl. Saibam que ficou quase cheio. Face a este facto fui perguntar se podiamos tirar o café ou pingo no compo do sumo, uma vez que não seria desperdiçado.  Informaram-nos que não,  sendo que para isso teria de comprar um outro pequeno-almoço que tem direito a um copo maior. Ok, ja entendi. Preferem que vá para o lixo ou que as pessoas paguem duas vezes.

Porque é que o IKEA não regula devidamente as doses e não oferece a quantidade que desperdiça em leite e café a uma instituição se solidariedade? 

Indignado com esta situação cheguei a abordar uma funcionária sobre o que fazem à comida que sobra. A resposta foi: Vai para o lixo, sendo que nem os funcionários que ganham pouco a podem levar para casa, no final do dia. Dizem que poderia haver problemas com essa comida que levassem e que depois a responsabilidade poderia recair sobre a empresa. Ok, já entendi de novo, preferem deitar para o lixo porque se assim fosse essa associação ou pessoa que precisa deixava de comprar esses produtos que chegam a ir para o lixo durante e no final do dia. 

 

Como nos diz a mensagem do IKEA, "25% da comida que compramos é desperdiçada". Pois fiquem a saber que, da próxima vez, os meus 25% de café e leite não vão para o lixo, sendo que, mesmo que digam que não posso tirar o café pingado no copo do sumo eu o farei ate que saia a dose certa e aumentem a sua contribuição para instituições de solidariedade. 

 

Eu aceito de bom grado que me entreguem mensagens de responsabilização social, mas exijo do outro lado a prática da responsabilidade social empresarial.

Um bom pequeno-almoço a todos.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens



Junte-se a nós no Facebook

Please wait..15 Seconds Cancel

Calendário

Janeiro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031