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ENCERRAMENTO DE ESCOLAS E DE OUTRAS INFRAESTRUTURAS SOCIOEDUCATIVAS E SOCIO-ECONÓMICAS NAS FREGUESIAS DE BAIÃO.

PORQUE É QUE TANTO SE LUTA CONTRA A FUSÃO DE FREGUESIAS E SE ENCERRAM AS ESCOLAS E OUTRAS INFRAESTRUTURAS SOCIOEDUCATIVAS QUE TANTA UTILIDADE TÊM PARA A ALAVANCAGEM DO DESENVOLVIMENTO INTEGRADO EM ESPAÇO RURAL?

 

A EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO EM ESPAÇO RURAL SÃO DOS FACTORES MAIS IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCATIVO E SOCIOECONÓMICO DO INTERIOR DE PORTUGAL (UNESCO, 2010)

 

Baião desemprego educação desenvolvimento em espaço rural

  

Há políticos que pensam que lá por serem todos drs entendem de tudo e sobretudo da agricultura, da vida, da escolarização e da empregabilidade em espaço rural, mas o facto é que nunca pegaram numa sachola e depressa fugiram para os empregos confortáveis e bem remunerados das vilas e cidades. É por isso que seguem hoje rumos políticos que em vez de ajudarem o desenvolvimento em espaço rural, ajudam mas é a destruir o pouco que ainda há.

 

Quem estuda um pouco sobre as questões socioeducativas em espaço rural, depressa compreende que a  divisão entre o conhecimento urbano-rural e a educação e formação é uma das principais barreiras  do desenvolvimento e acima de tudo da erradicação da pobreza e do analfabetismo.

 

Recentes estudos demonstraram que, quatro em cada cinco dos 61 milhões de crianças em idade escolar (UNESCO, 2010) e dos cerca de 775 milhões de jovens e adultos analfabetos  são pessoas que viveram e/ou vivem em espaços rurais.

 

Ora, como facilmente se pode concluir, se não tivéssemos escolas primárias e infra-estruturas socioeducativas nos espaço rurais e em cada uma das nossas freguesias, estaríamos iguais ou piores!

 

PRIMEIRA PERGUNTA:

Pretendemos evoluir ou regredir?

 

A política de desenvolvimento rural da União Europeia tem vindo a evoluir constantemente para responder aos desafios emergentes em áreas rurais, em tudo semelhantes a Baião.

 

O processo de reforma mais recente, que acompanha a reformulação mais ampla da Política Agrícola Comum da UE (PAC) , foi essencialmente concluída em dezembro de 2013, com a aprovação dos actos legislativos de base para 2014-2020, sendo agora esperados os actos legislativos e regulamentares europeus, nacionais e locais com vista a disseminar de forma organizada a estratégia europeia.

 

Em linha com a estratégia “Europa 2020” e ainda com os objetivos da PAC encontram-se determinados tês grandes objetivos estratégicos para a política de desenvolvimento em espaço rural, no período de 2014 a 2020, sendo estes:

  1. Promover a competitividade da agricultura;
  2. Assegurar a gestão sustentável dos recursos naturais e climáticos;
  3. Alcançar o desenvolvimento territorial equilibrado (coesão) das economias e das comunidades (pessoas) rurais, por via do desenvolvimento socioeducativo e pela criação e manutenção de emprego.

 

SEGUNDA PERGUNTA:

Como é que se podem atingir as metas destes objetivos sem uma população devidamente escolarizada e altamente qualificada nas zonas rurais?

É por via do encerramento das escolas primárias nos espaço rurais? Será que pretendem que as crianças voltem a abandonar a escola? É que aumentando o desemprego aumentam as dificuldades económicas e as famílias voltarão a necessitar das crianças a trabalhar no campo para ajudar a arar a terra e a alimentar as suas famílias.

 

Infelizmente vejo ao longe o retrocesso e os senhores a voltar a instalar-se mesmo nas zonas rurais para voltarem a explorar uma maioria fragilizada, esfomeada e sem escola.

 

A Educação não pode ficar de fora dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Rural (PDR)!!!

 

Dita a PAC que os Estados-Membros e por conseguinte todos os Municípios do Interior/Rurais, que estas políticas devem seguir seis prioridades:

  1. Promover a transferência de conhecimento e de inovação para as zonas rurais, e ainda para a área da agricultura e da silvicultura;
  2. Melhorar a viabilidade/competitividade de todos os tipos de agricultura e promover tecnologias agrícolas inovadoras a par da exploração florestal sustentável;
  3. Promover a (re)organização da cadeia alimentar, do bem-estar animal e a gestão de riscos na agricultura;
  4. Restaurar, preservar e melhorar os ecossistemas relacionados com a agricultura e silvicultura;
  5. Promover a eficiência energética e apoiar a transição para uma economia de baixo carbono e resistente às alterações climáticas nos sectores agrícola, alimentar e florestal ;
  6. Promoção da inclusão social , redução da pobreza e do desenvolvimento económico em áreas rurais.

 

TERCEIRA PERGUNTA:

Como é que se podem atingir a transferência de conhecimentos e da inovação, bem como a promoção da inclusão social, a redução da pobreza e o desenvolvimento socioeconómico em áreas rurais sem as devidas infra-estruturas escolares e socioeducativas?

É por via do encerramento das escolas primárias nos espaço rurais? Será que pretendem que as crianças voltem a abandonar a escola?

É que aumentando o desemprego aumentam as dificuldades económicas e as famílias voltarão a necessitar das crianças a trabalhar no campo para ajudar a arar a terra e a alimentar as suas famílias. 

 

 

Evolução da taxa de analfabetismo em Baião

 

Baião taxa de analfabetismo, educação

 

Número de pessoas sem qualuqer nível de escolaridade em Baião

 

Baião, educação, desemprego, emprego, abandono escolar, insucesso escolar, rural

 

Número de pessoas com o ensino básico em Baião

 

Baião, educação, desemprego, emprego, abandono escolar, insucesso escolar, rural, ensino básico e ensino superior

 

 

Número de pessoas com o ensino secundário e ensino superior em Baião

 

Baião, educação, desemprego, emprego, abandono escolar, insucesso escolar, rural, ensino básico e ensino superior

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