Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



 

Poderia resumir esta imagem ao seguinte: Um homem ancorado deixa um líder desamparado.

 

Há quem não compreenda que liderar é inspirar pessoas e trazer para o seu lado os melhores dos melhores, sem se preocupar com que outros possam brilhar. Quanto mais os outros brilharem mais forte e sustentável se tornará a liderança, neste caso um partido.

 

Esta é a máxima que deveria guiar o caminho de todos aqueles que alcançam um posto ou lugar de líder e que pretendem vir a assumir funções que visam servir um País e um Povo.

 

Uma situação corriqueira a que estamos habituados no mundo corporativo e em termos de liderança, é a confusão entre o caminho para se chegar a líder e a busca por posições hierarquicamente superiores por uma simples questão de vaidade ou de status. Mas será a vaidade e o status um sustento para a liderança? Poderá, na melhor das hipóteses, vir a ser um sustento para esse homem, mas nunca o poderemos confundir com um líder. Poderá ser um chefe ou um patrão, mas dificilmente será um líder.

 

Quando a necessidade de conquistar prestígio pessoal (ou de lugar) fala mais alto do que a vontade de liderar um partido que visa servir um País e um Povo no seu todo, o risco para esse líder (vaidoso) e para esse partido estará permanentemente eminente.

 

A ambição pessoal ou de status não pode, nem deve, impedir que as pessoas que têm capacidade e competência possam crescer, sob pena de, em vez de fortalecerem um partido o poderem esvaziar e desqualificar para sempre.

 

Um líder socialista não é, nem nunca foi, uma pessoa só, mas sim uma instituição no seu todo ao serviço de um País. O líder é aquele que puxa para o seu lado os melhores e lhes dá o devido espaço e valor, de modo a conduzir a instituição para o caminho do crescimento dos resultados  e da sustentação da liderança institucional e não só pessoal.

 

Assim, um bom líder necessita de aprender e de crescer com os outros, de saber entrar e sair de cena, de dividir os louros com a sua equipa e, acima de tudo, assumir as críticas como instrumentos de aprendizagem.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens



Junte-se a nós no Facebook

Please wait..15 Seconds Cancel

Calendário

Outubro 2013

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031