Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Quem se lembra deste anúncio da Antena 1, passado em horário nobre nas televisões públicas e com esta imagem sibliminarmente disfarçada a fazer favor político? Não é crime em Portugal? Os publicitários não repararam, foi?

PROPAGANDA SUBLIMINAR - A experiência mais conhecida com mensagens subliminares foi conduzida por um pesquisador de marketing e psicólogo James Vicary , em 1957,durante a apresentação do filme Picnic. A cada 5 segundos passavam subliminarmente as palavras "com fome? Coma pipoca. Beba Coca Cola ". Estes apelos foram projetados a cada 0,003 segundos. Isto é extremamente rápido. Só para ter uma noção da extrema rapidez, o que pode ver aqui são flashes para 0,04 segundos (http://www.youtube.com/results?search_query=subliminar+picnic&sm=3) . O certo é que após a mensagem subliminar no filme “Picnic”, as vendas de pipocas e de Coca-Cola aumentaram significativamente graças a este abuso de publicidade. Inúmeras pesquisas científicas se seguiram a estas experiências e confirmaram que as mensagens subliminares funcionam. 

Propagenda subliminar PSD, RTP, Governo, política, coca cola

 

PERCEPÇÃO SUBLIMINAR: LONGE DOS OLHOS, PERTO DO CORAÇÃO - http://www.dosalgarves.com/revistas/N13/1rev13.pdf

A percepção subliminar é uma temática de grande importância, pela sua constância e actualidade, originária das investigações sobre o processamento mental inconsciente. Como o nome sugere, trata-se da percepção que não atinge o limiar da consciência, mas cuja presença é detectada e registada pelo organismo, o que pode ser atestado por meio de respostas verificadas (comportamentos manifestos) bem como por alterações cerebrais constatadas pelas técnicas imagiológicas.

A percepção subliminar, também chamada de subcepção (do francês e do inglês “subception”), foi primeiramente descrita por Lazarus e McClearly (1951). Estes autores iluminavam, num ecrã, padrões de letras, com um tempo de exposição considerado muito reduzido para que fosse possível a identificação verbal. A alguns dos padrões projectados estava associado um pequeno choque eléctrico, visando transformar as letras sem significado em estímulos com carga emocional capazes de induzir reacções do sistema nervoso autónomo. Observe-se que as reacções do sistema nervoso autónomo são com frequência utilizadas neste tipo de trabalho, por não dependerem de processos verbais.

Isto possibilita que seja verificada a representação somática das emoções que ocorram na ausência da capacidade de descrição verbal do estímulo.

Nesta experiência, verificou-se que quando os estímulos condicionados eram apresentados de forma subconsciente, o sistema nervoso autónomo reagia, indicando que o significado emocional condicionado tinha sido registado, apesar dos sujeitos não terem consciência do estímulo. Confirmou-se, também, que relativamente aos estímulos neutros (padrões de letras a que não se associaram choques eléctricos), os organismos dos sujeitos não reagiam.

O psicólogo canadiano Wilson Brian Key (citado em Calazans, 1999) explica o mecanismo da imagem subliminar como função da fisiologia do olho humano: este tem uma morfologia celular dupla, constituída pelas células que formam a visão periférica (bastonetes) que correspondem ao “fundo” na psicologia da Gestalt, e pelas células que formam o foco da visão consciente (cones) que constituem a fóvea, ou a “figura” nos termos da Gestalt.

Assim, prefigura-se o percebido pela via consciente: foco – fóvea – cones – figura, e o despercebido pelo subliminar: inconsciente – bastonetes –fundo.

Segundo este autor, o mesmo princípio da Gestalt aplica-se ao ouvido: o “fundo” musical, que propicia o “clima” do anúncio publicitário, filme de terror, programa humorístico, etc. é subliminar enquanto o receptor estiver alerta e com a atenção centrada na fala e nos gestos e movimentos do actor-personagem…

Ler mais em: http://www.dosalgarves.com/revistas/N13/1rev13.pdf

Ronaldo Schütz – ESGHT e Saul Neves de Jesus – FCHS

The Shocking Drink And Incredible Coke History Of Subliminal Advertising - http://www.businessinsider.com/subliminal-ads-2011-5?op=1

 

ONG DENUNCIA MENSAGEM SUBLIMINAR NA “NOVA SCHIN” - http://www.exactaexpress.com.br/NOVASCHIN.htm

 

Publicidade subliminar: uma afronta ao direito à informação do consumidor - http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?artigo_id=10259&n_link=revista_artigos_leitura

 

Manipulação subliminar - http://subliminalmanipulation.blogspot.pt/

Autoria e outros dados (tags, etc)



Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens



Junte-se a nós no Facebook

Please wait..15 Seconds Cancel

Calendário

Janeiro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031





eXTReMe Tracker