Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Dissertando sobre um novo modelo organizacional e funcional partidário

por José Pereira (zedebaiao.com), em 07.01.14
Tenho perfeita consciência de que a maioria das pessoas (militantes e líderes partidários incluídos) não estão minimamente preocupadas com o descrédito dos partidos e dos políticos, mesmo todos sabendo que o modelo organizacional e funcional partidário falhou e "capotou".
 
liderança, visão, missão, organizacional, funcional, partidário, partido, PS, PSD, CDS, CDU, BE
 

 

No entanto, como estou preocupado com a democracia em geral, incluindo a partidária, que defendo participada e devidamente representada (o que é muito diferente de participativa/representativa), tenho vindo a dissertar sobre a melhoria dos modelos organizacionais e funcionais partidários, tendo chegado à seguinte proposta, a qual toma por base os modelos de liderança e os processos de aprendizagem.

 

Ao longo dos último anos habituaram-nos a modelos de “top-down”, ou seja, tudo é determinado e debitado de cima para baixo. Face às falhas deste modelo, generalizou-se a ideia de que o ideal seria inverter a pirâmide do poder/liderança e converter os modelos organizacionais e funcionais em sistemas “bottom-up”, ou seja, das bases para o topo. No entanto, quer o modelo “top-down”, quer o modelo “bottom-up” demonstraram idênticas fragilidades, sendo que os cenários socioeconómicos e socioeducativos mudaram, sendo que as pessoas foram ficando mais (in)formadas e mais capacitadas, foram exigindo um papel mais participativo e mais pró-ativo nas tomadas de decisão,…, intervenção esta que era barrada pelos sucessivos líderes que receavam perder poder ou protagonismo.

 

No intuito de reforçar a organização e promover a democracia participara e devidamente representada, apresento-vos um modelo misto que conjuga os diferentes modelos de liderança com os modelos de ensino-aprendizagem.

 

Para já deixo-vos a imagem para reflexão, mas muito em breve deixarei aqui a fundamentação.

 

Agradeço os vossos comentários.

 
 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens



Junte-se a nós no Facebook

Please wait..15 Seconds Cancel

Calendário

Janeiro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031