Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Baião e Felgueiras, o avanço ou o retrocesso?

por José Pereira (zedebaiao.com), em 04.12.13

Car@s amig@s de Baião, a nossa terra e a nossa gente. Por acaso viram a reportagem do jornal da noite, de ontem, 5/12/2013, sobre Felgueiras?

Não estará na hora de reflectir e até de enviar algumas pessoas para fazerem uns estágios por terras de Felgueiras. Afinal é tão perto e tão longe. Tão perto do desenvolvimento e tão atrasados. Tanta imagem e tão pouco emprego. Tanta festa e tão pouca cultura. Tantas camas e tão baixo valor acrescentado,...

 

MAS OS EXCELENTES QUEM SÃO? SERÁ QUE UM DIA VAI CONSEGUIR ALIMENTAR-SE DA IMAGEM OU DE PROTAGONISMOS  PESSOAIS? APRENDI NA NOSSA TERRA QUE AS VAIDADES NÃO PAGAM DÍVIDAS. 

 

 

PARA ONDE ESTÁ A DESLOCAR-SE O VALOR ACRESCENTADO? E NÃO PENSEM QUE É TUDO FRUTO DO CALÇADO,  PORQUE NÃO É,  SENÃO VEJAMOS:

1- Felgueiras, desde 2008, diminuiu o desemprego em cerca de 20%, quando em Baião não pára de aumentar;

2- Recordam-se de eu tanto insistir sobre as mais-valias da Adega Cooperativa de Baião, que está a ser dotada ao abandono? Pois saiba que as últimas vindimas em Felgueiras também creceram cerca de 20%, sendo produzidos 4, 8 milhões de litros de vinho verde, grande parte do qual está a ser exportado. Agora imaginem quanto dinheiro não poderia ser feito com cerca de 5 milhoes de litros de vinho e, se apostassemos na marca e na qualidade do vinho e das culturas da nossa terra, quanto não seria o valor acrescentado e o emprego gerado. Em meados de novembro a Cooperativa de Felgueiras já tinha pago aos seus sócios, mais de 1 milhão de euros;

3- Felgueiras deixou de apostar nos espectáculos e passou a apostar nas pessoas e nas empresas,  sendo que o valor acrescentado tem vindo a crescer significativamente, enquanto em Baião as empresas estão cada vez mais em dificuldades e o poder de compra das pessoas atirou o nosso município para o lugar dos mais pobres da nossa região;

4- Felgueiras não aumentou o número de camas, mas aumentou o valor acrescentado das empresas locais. Baião tem aumentado o n. de camas, mas o valor acrescentado das empresas de Baião tem vindo a diminuir. Afinal de contas para onde estão a ir as mais-valias geradas em Baião? Pelo rio abaixo? Para o estrangeiro? 

 

ALGO ESTÁ A FALHAR NA ESTRATEGIA, PELO QUE, OU SE MUDA A ESTRATEGIA OU SE MUDAM AS PESSOAS.

 

Reflicta sobre alguns dados que se seguem e compare outros do INE ou PORDATA e pergunte a si próprio se não haverá necessidade de mandarmos fazer uns estágios para o vizinho concelho de Felgueiras.

 

Será que os nossos familiares terão todos de emigrar? Não se consegue fazer melhor pela nossa terra e pela nossa gente? Para onde está a ir o valor acrescentado de Baião?

 

Poderão vir argumentar que estamos a falar de concelhos com dimensões populacionais diferentes, mas analisem os dados em termos percentuais e reparem bem que começamos com números muito aproximados, sendo que Felgueiras disparou para cima e Baião para baixo.

 

Nao seria mau analiar bem estes dois concelhos e verificar em que falhamos no passado e no que continuamos a falhar.

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens



Junte-se a nós no Facebook

Please wait..15 Seconds Cancel

Calendário

Dezembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031